terça-feira, 6 de março de 2012

Permuta (Projeto Lítero-Musical A Bela Imediatez)

video
Pemuta*
Nísia Back** e Marianoda Rosa***

Em cada rua um trânsito,
um destino;
em cada esquina um semáforo,
uma decisão;
em cada calçada uma pedra,
uma promessa;
em cada vitrine um sonho,
uma ilusão;
em cada porta um autômato,
um superego
(ou um pseudo-eu?!);
em cada balcão um preço,
um imposto.
Quanto custa um desejo?!
Um débito-à-vista
ou uma dívida-à-prestação?!...
Quanto vale a liberdade?!
Todo o meu trabalho?!
Quanto vale o meu trabalho?!
O todo-supérfluo
ou o tudo-essencial?!
O incôngruo-alienante
ou o centrípeto-consciente?!
A centrifugista-vaidade
ou o realismo-convergente?!
O excêntrico-ilusionista
ou o básico-necessarismo?!
Quanto custa o meu trabalho?!
Toda a minha vida?!
Toda uma vida?!
Toda a vida?!
Quanto vale a minha vida?!
Um mês de salário?!
Quantos anos?!
Quantos bens?!
Quanto dinheiro?!
Todo o meu suor?!
Toda a minha carne?!
Todo o meu sangue?!
Quanto custa a minha vida?!
Quanto custa uma vida?!
Quanto custa a vida?!
Toda a existência.

*extraído de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal;
**intérprete, compositora e produtora dos arranjos;
***poeta e letrista, ensaísta e crítico literário, autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal.

Nenhum comentário: